• Estela

8 dicas sobre literatura para comemorar o Dia internacional do livro infantil


Os livros são como aqueles portais que nos convidam a conhecer novos mundos. Nos leva a aprender e imaginar. A história, quando bem contada, pode ser como uma grande engrenagem que faz movimentos constantes rumo à história de nossas vidas. Pois em muitos momentos fragmentos de boas histórias serão lembradas em nossa trajetória, que vão nos inspirar a escolher caminhos, a determinar atitudes e a moldar nosso caráter.


Nós acreditamos e defendemos a leitura como um ato quase que revolucionário. Com ele nos nutrimos de sabedoria, o dom da crítica aliada à vida e ao poder das escolhas e formação de opinião.


E a literatura infantil tem todo o poder, mas com uma substância potencialmente elevada: a da imaginação. Através de linguagens lúdicas, enquanto ensinamos, convidamos as crianças a visualizar , cada um a seu modo, cenários únicos, o que nos faz crescer em repertório imagético e criatividade.

E isso é fantástico!

Em homenagem a esse dia, gostaria de indicar aqui 3 perfis de instagram que me inspiram muito em meu dia a dia. São conteúdos riquíssimos em torno da literatura infantil e suas magias. E também sigo abaixo com dicas de 5 livros de cabeceira que o Leon tem que nos trazem ensinamentos pra vida! <3


Blog do Livrinho - Além de ter um conteúdo supermaravilhoso no instagram, no Amelí publicam livros que contam mais que histórias, assim como se definem. Além de editarem obras que instigam pequenos e grandes leitores, acabam por divulgar e disseminar uma cultura de escritores e ilustradores nacionais. <3


A cigarra e a formiga - Daisy Carias alimenta esse instagram dia a dia com vários conteúdos em torno da literatura infantil. São postagens no feed e stories, lives e ela também tem um canal no youtube. O que gosto muito é que Daisy tem um olhar extremamente humano ao analisar os livros, por isso tem muita obra com temas sobre diversidade, raciais, feminismo, entre outros de extrema importância pra dar aquela desconstruída e ensinar aos pequenos os valores humanos.


A taba - É um clube de leitura muito bem organizadinho. Tem roda de leitura online, dicas pedagógicas em temas da primeira infância, aprendizados e a literatura como coadjuvante na infância. E o conteúdo das newsletters que recebemos no email são ótimas. Promovem lives e conteúdos bem relevantes pelas mídias. Vejam também o site.




Agora vem a parte dos livros. Esses exemplares que vou citar, a maioria usados, foram encontrados em sebos (uma das minhas paixões, além de brechós), mas acho que vocês conseguem também encontrar na Amazon por exemplo, que é a livraria online mais completa e que possui um acervo de livros importados e alguns mais raros também.


Silvester e a pedrinha mágica - de William Steig

Do mesmo autor de Shrek, esse livro é um dos maiores ensinamentos sobre perseverança, resiliência e potência de amor quase que metafísica.


Na cozinha noturna - de Maurice Sendak

Esse é meu queridinho. De Maurice Sendak, mesmo autor de "Onde vivem os monstros". Na cozinha noturna reina o nonsense e imaginar não rem limites.


O livro da família - Todd Parr

Todd Parr é daqueles autores únicos, que sabem conversar diretamente com as crianças. Ele ensina sobre as diferenças e sobre o amor de forma bem didática e leve.


O dia de Chu - Neil Gaiman e Adam Rex

O dia de Chu é uma história simples de um panda fofo que, por onde passa e espirra, causa destruição. Belamente escrito por Neil Gaiman e ilustrado por Adam Rex.


Gorila - Anthony Browne

Esse é daqueles livros que você lê mil vezes e ainda assim continua decifrando sutilezas, tanto no texto quanto na imagem. É semiótica rica. Anthony Browne é genial!


Por hoje é isso. Espero que tenham gostado do conteúdo.

Comentem aí quem tem esses livros ou quem já segue e curte o pessoal do insta. Vamos trocar idéias <3


Rua Paraguaçu, 404 | Perdizes | 05006-011

(apenas atelier, indisponível para atendimento)

© 2023 by Little Ray. Proudly created with Wix.com