top of page
  • Foto do escritorMundo Pano Estela

Reciclagem de resíduos com a Renovar Têxtil



Mesmo sendo uma empresa pequena, atuar de forma a alinhar o máximo possível a produtividade X lixo gerado no processo é uma preocupação constante aqui pra gente. O intuito é o de estabelecer o máximo de equilíbrio quando o assunto é sustentabilidade. E pra chegar a esse equilíbrio, é preciso traçar estratégias que resultem em uma maior produtividade e menor impacto ambiental.


Há um tempinho atrás um amigo da área de moda me apresentou o trabalho de uma empresa que atuava reciclando resíduos de outras empresas.

Fiquei muito curiosa e fui atrás pra saber um pouco mais da história deles e para obter informações referente a parceria. (E foi a partir desse primeiro passo que ela começou). :)


A Renovar Têxtil é uma empresa que atua reciclando resíduos têxteis. Eles avaliam o material recebido e, caso sejam aprovados, o gerador do resíduo se responsabiliza por levar até a Renovar e a parceria acontece. Com essa ação, as marcas contribuem e agem conjuntamente com a redução dessas matérias que seriam destinadas a aterros sanitários.

Tudo começou nos anos 80 quando um imigrante italiano fundou a empresa, antes chamada Virgeflex. A empresa coletava resíduos de confecções, fazia a triagem e vendia a outras empresas para a fabricação de estopas, panos de limpeza, etc.

Com o passar dos anos a empresa passou a coletar resíduos pelos pólos de confecção do país retirando cerca de 120 toneladas de retalhos que iriam pro aterro sanitário e fazendo a reciclagem desse material.

Transformando de forma sustentável o resíduo têxtil que iria para o lixo, a Renovar conta hoje com uma variedade de maquinários e diversidade em seus produtos, produzindo enchimentos, cobertores, feltros, mantas térmicas, entre outros.


Hoje eles entendem que o que começaram lá atrás já era uma atitude sustentável e nem sabiam.


Estamos agora como parceiros doando os resíduos da produção dos nossos bichinhos, ajudando-os com insumos para a fabricação de artigos que eles comercializam e agindo com responsabilidade ecológica ao diminuirmos substancialmente nosso "lixo".

Super satisfeitas com mais essa etapa desenvolvida rumo à evolução da Mundo Pano.


(Alguns trechos foram tirados do site do pessoal da Renovar Têxtil).

bottom of page