top of page
  • Foto do escritorMundo Pano Estela

Economia circular X Economia linear


Imagem: Evie Shaffer



Você sabe o que é e quais são os princípios da economia circular? Esse tipo de atividade foi desenvolvida com o intuito de melhorar a forma de pensar os processos de relacionamentos entre seres humanos, consumo, meio ambiente, sociedade e economia.


Diferentemente da economia linear, que extrai, transforma, gera consumo e descarta, na economia circular, os produtos são pensados para serem menos agressivos possíveis em todos os processos pelo qual ele irá passar, utilizando o máximo possível e reaproveitando o máximo até o produto voltar à cadeia produtiva.

O que acontece então é que nesse tipo de economia um produto que antes tinha um "fim de vida" passa a ser desenvolvido da forma mais sustentável, pensando em formas de reutilização, reciclagem, recuperação dos materiais nos processos. Ou seja, a cadeia produtiva se torna cíclica. Daí por isso o nome de economia circular.


Alguns exemplos são aqueles produtos que por meio de uma comunicação de massa gerada por uma empresa, voltam para serem recicladas e retornarem no ciclo produtivo, sem se tornar resíduo, e assim, sem agredir a natureza. Um exemplo disso é a ação da Apple, que oferece descontos em novos celulares para os clientes que levarem seus antigos aparelhos às lojas. Ou a ação da brasileira Insecta Shoes, que recebe os sapatos usados de volta para reaproveitarem materiais específicos, e em troca oferecem um desconto para o cliente em sua próxima compra.


Esse tipo de ação hoje em dia acaba sendo algo de extrema importância. Hoje temos o entendimento de que a empresa é responsável pelo resíduos que seus produtos geram no meio ambiente e como devem educar sua comunidade, seus clientes para que trabalhem juntos e essa economia circule de forma cada vez mais consciente.


E você? Já contribuiu com alguma empresa para ajudar a fechar o ciclo de um produto? Conta pra gente como foi! <3




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page