Rua Paraguaçu, 404 | Perdizes | 05006-011

(apenas atelier, indisponível para atendimento)

© 2023 by Little Ray. Proudly created with Wix.com

  • Estela

Estímulos sensoriais: tato e abraço

Atualizado: 26 de Fev de 2019


Os estímulos sensoriais são tudo o que ativam nossos 5 sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato.

Estimular um bebê desde cedo o ajuda a assimilar os sentidos mais rápido e com mais profundidade, fazendo com que se desenvolvam com coerência e que esses estímulos se transformem em aprendizados. E o mais importante é que é a partir do tato que vem o abraço, um gesto que pode impactar nossa vida emocional inteira, pois ajuda a aliviar medos, reduz a ansiedade e produz sentimentos de satisfação e felicidade.

Quando comecei a desenvolver os bonequinhos, além do apego, o tato e o contato com diferentes materiais e texturas, foram incentivos que gostaria de proporcionar de forma lúdica a um bebê que está aprendendo. Foi então que comecei uma profunda pesquisa de materiais para compor nosso Mundo Pano.

Pensava em algo leve, com toque macio, e logo pensei no algodão, por ser uma fibra muito familiar e aconchegante. Devido a seu conforto, o algodão promove uma experiência táctil agradável e reduz substancialmente a possibilidade de alergias.

Ao desenvolver os protótipos, fiz diversos testes no design e para transformar o projeto do papel para o 3D, entendi que a melhor maneira de potencializar esse design, seria optando por uma fibra com uma porcentagem de elastano. Foi assim que encontrei o Cotton, que é composto de 90% algodão e 10% de elastano.

Queria também promover uma experiência de textura, foi então que optei por usar a lona 100% algodão nas orelhas e outros aviamentos como o cadarço de algodão da juba do leão por exemplo. Criando assim possibilidades de novas descobertas para o bebê na esfera do tato.

Os enchimentos foram escolhidos após testes feitos com amigos. Nossa fibra é composta de um poliéster siliconado, antialérgico e feito a partir de fibras de garrafa pet! :) Coletando feedbacks, chegamos a um efeito muito agradável. Um cliente a descreveu como “abraçar uma nuvem elástica”.


73 visualizações